sábado, 1 de junho de 2013

Métodos de Previsão de Demanda

                 Métodos de Previsão de Demanda











As previsões de demanda são fundamentais para auxiliar na determinação dos recursos necessários para uma empresa. Em tempos de abertura de mercados, essa atividade torna-se estratégica. Os mercados que podem ser acessados pela empresa, assim como a concorrência, mudam continuamente, exigindo novas previsões de demanda em períodos mais curtos.

Para obter e confirmar uma demanda futura, facilitando a programação de recursos e garantindo o ganho de uma oportunidade de mercado, faz-se necessário a utilização de métodos matemáticos quantitativos causais e temporais, como:
  • Regressão linear e análise de correlação
  • Médias móveis
  • Suavização exponencial simples
  • Suavização exponencial com ajuste de tendência
  • Método sazonal multiplicativo.
Estes métodos são aplicados de acordo com a realidade de demanda de cada empresa, por meio da análise de dados históricos.

Gerentes em todas as organizações fazem previsões de muitas variáveis distintas da demanda futura, como estratégias dos concorrentes, alterações na regulamentação, mudanças tecnológicas, tempos de processamento, prazos de entrega dos fornecedores e perdas de qualidade.

Gerentes inteligentes reconhecem essa realidade e encontram maneiras para atualizar seus planos, quando ocorre o inevitável erro de previsão ou um evento inesperado.

O processo de previsão por toda organização abrange todas as áreas funcionais. A previsão da demanda geral normalmente começa com marketing, porém, os clientes internos na organização inteira dependem de previsões para formular e executar seus planos.

Previsões são insumos importantes para planos de negócios, planos anuais e orçamentos. Finanças precisam de previsões para projetar fluxos de caixa e necessidades de capital. Recursos humanos precisam de previsões para prever as necessidades de contratação e treinamentos.

Marketing é uma fonte primária para as informações sobre previsão de vendas, por estar mais próxima dos clientes externos.

A área de operações precisa de previsões a fim de planejar níveis de produção, aquisições de materiais e serviços, programação da mão-de-obra e da produção, estoques e capacidade a longo prazo.

Um processo adequado de previsão gera:
  • Melhor planejamento orçamentário e de capital, com menor variação entre o custo previsto e o realizado
  • Melhor alocação dos recursos físicos nos processos     operacionais
  • Atendimento aos requisitos de nível de serviço aos clientes, garantindo a competitividade dos produtos e serviços da empresa no mercado
  • Redução de custos operacionais através da otimização de processos e melhor planejamento pelo uso eficiente da informação de previsão
  • Melhor gerenciamento da operação pela redução de uma das fontes de variabilidade dos processos – informação da previsão
  • Maior integração e melhor comunicação entre as áreas funcionais da empresa (marketing, finanças, vendas e logística) devido a uma maior credibilidade da previsão.
Veja a seguir, um exemplo de aplicação de um dos métodos de previsão de demanda para uma empresa do ramo alimentício utilizando o software Minitab® para análise de séries temporais com influência de padrão de sazonalidade.
previsaodedemanda
 

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