sábado, 1 de junho de 2013

Diagnóstico e Seleção de Fornecedores

Os fornecedores requerem muita atenção por parte das empresas. Muitos deles estão longe de serem considerados fornecedores de classe mundial (World Suppliers) e não conseguem praticar custos competitivos, além de outros aspectos extremamente negativos, como baixa qualidade (elevado número de refugos e retrabalhos), falta de confiabilidade e de flexibilidade, baixo tempo de resposta, deficiências de informação, atrasos de entrega, baixo giro de estoque, elevados inventários etc.

Torna-se cada vez mais necessária a elaboração de um diagnóstico dos fornecedores de uma empresa que contemple as seguintes questões:

·    identificação das competências e qualificações
·    nível tecnológico
·    sistemas de gestão
·    sistemas de informação
·    nível de integração
·    sistema da qualidade
·    sistema de custeio

O diagnóstico de um fornecedor permite posicioná-lo nas seguintes categorias:
  • Classe A: fornecedor de classe mundial;
  • Classe B: fornecedor com potencial para se tornar de classe mundial;
  • Classe C: fornecedor que dificilmente atingirá o nível de classe mundial.

Após o diagnóstico, faz-se um conjunto de recomendações para os fornecedores classe A e B. Para os fornecedores da classe B haverá a necessidade de suporte gerencial, tecnológico e financeiro para tornar-se classe A.

Na seqüência, pode ser visto o resultado de um trabalho para a seleção de fornecedores de uma empresa multinacional do estado de São Paulo, que permitiu desenvolver fornecedores mais qualificados e estreitar os laços de parceria e colaboração na cadeia de suprimentos.

fornecedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário