sábado, 1 de junho de 2013

Mapeamento e Análise do Fluxo Logístico

Mapeamento e Análise do Fluxo Logístico

Para promover o mapeamento da cadeia logística, há diversas ferramentas:
  • O SCOR, Supply Chain Operations Reference, ferramenta de gerenciamento composta por um modelo de referência em SCM formulado e mantido pelo Supply-Chain Council (SCC).
  • O VSM, Value Stream Mapping, para a modelagem do Fluxo de valor, visando identificar as diversas atividades que compõem esta cadeia.
  • O modelo de processos CPFR- Collaborative Planning Forecasting and Replenishment é dividido em nove passos organizados em três etapas: planejamento, previsão de demanda e reabastecimento. Foi desenvolvido pelo Voluntary Interindustry Commerce Standards (VICS).
Em muitas empresas a cadeia de suprimentos começa com o pedido do cliente e termina com o envio do produto, passando pelos diversos elos do canal de distribuição. As empresas consideradas de classe mundial têm alcançado o desempenho, por meio do redesenho dos processos de negócios, das políticas e dos procedimentos com base nas melhores práticas, integração interna dos processos de negócios em fluxos de informações (incluem upgrade de todos os sistemas), definição de indicadores de desempenho para a cadeia de suprimentos, garantia da conformidade segundo as normas ISO, relacionamento e integração externa da cadeia (inclui compartilhamento de informações e avaliações) e obtenção de um novo valor de mercado.

A cadeia de suprimentos integrada induz à simplicidade, padronização e sincronização dos processos, definição de relacionamentos, efetividade, satisfação dos clientes e menor custo total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário