domingo, 3 de fevereiro de 2013

Saiba como funciona a entrega de mercadorias no e-commerce


Saiba como funciona a entrega de mercadorias no e-commerce

Agilidade é uma das principais preocupações do setor

Distribuir milhares de produtos para consumidores em uma infinidade de pontos de um país continental é o desafio que mobiliza e exige tecnologia das principais empresas de e-commerce no país. A eterna corrida contra o relógio busca aplacar a principal dor de cabeça desse tipo de negócio: os atrasos nas entregas. Afinal, 98% das queixas dos consumidores dessas lojas após a aquisição referem-se a atrasos (apenas 2% tratam de problemas com o produto), de acordo com a consultoria e-bit, especializada em informações de comércio eletrônico.
No país, 30% dos artigos são entregues pelos Correios em função do acesso a qualquer localidade, segundo a diretora de negócios da consultoria, Cris Rother. No entanto, as empresas ficam sujeitas a imprevistos como greves e limitações de carga.
A solução encontrada pelas empresas, principalmente as grandes redes de varejo, que vendem itens maiores que não podem ser enviados pela estatal, é investir em centros de distribuição pelo país. Muitas estão abrindo pontos no Nordeste, segunda região em volume de vendas, atrás somente do Sudeste. Cris explica que, muitas vezes, o frete tem um peso importante na composição do preço final do produto e, por isso, é preciso buscar reduzi-lo, além de garantir a entrega no prazo. “Um item comprado em São Paulo paga R$ 20,00 de frete, enquanto que na região Norte o valor sobe para R$ 60,00 e compromete o preço”, exemplifica.
Experiente no varejo de lojas físicas, a Lojas Colombo precisou criar uma logística específica para atender as unidades virtuais. “As vendas pela web são uma realidade e apresentam um crescimento muito acima da forma convencional de compras, nas lojas físicas”, revela o diretor de compras e logística da rede, Gladimir Somacal. Este comportamento do consumidor o obrigou a criar uma logística especifica para esta área, deste o recebimento dos pedidos, separação e expedição. Nas localidades onde há atuação física, é utilizada a mesma rede de distribuição das lojas, frota própria e terceirizados exclusivos. Para as demais localidades, são acionados outros parceiros, como transportadoras e Correios. São três centros de distribuição: Porto Alegre (que atende o RS), Curitiba (PR e SC) e São Paulo (lojas físicas de SP e MG e compras virtuais de outros estados).
Todo o processo exige uma afinada sincronia entre as diversas etapas envolvidas. Vejam os passos de uma grande loja online:
Da internet para sua casa:
1) Cliente faz a compra pelo site ou televendas.
2) A partir deste momento, o produto fica reservado para o cliente.
3) Confirmado o pagamento, o pedido vai para o sistema de inteligência de estoque, que o direciona para que seja separado para envio.
4) O produto separado segue para a emissão da nota fiscal eletrônica.
5) Produto segue para setor de embalagem.
6) O item é direcionado para o box da transportadora responsável pela área onde será entregue o produto.
7) Transportador coleta no Centro de Distribuição e faz a entrega.
Fonte: B2W – sites Submarino e Americanas.com
Cartola – Agência de Conteúdo
Especial para o Terra

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