sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Demanda de caminhões para novas safras prevê caos logístico


Demanda de caminhões para novas safras prevê caos logístico

Estruturas de armazenagem, de transporte e dificuldades logísticas para escoamento sem danos às próximas safras são alguns dos problemas que preocupam setores de transporte de cargas. Esses temas foram discutidos no Fórum Safra Recorde de Grãos: Os Desafios da Logística em 2013, realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) para representantes de associações de classes ligadas ao agronegócio, ao setor de transporte rodoviário e autoridades do Ministério do Transporte.
Na temporada de 2012/2013, a estimativa é de que o crescimento da produção brasileira de grãos demande cerca de 20 mil caminhões a mais para escoamento da safra. Mas, um dos problemas para esta demanda é a redução de licenciamento para novos caminhões, além do número insuficiente de motoristas, que precisam atender às exigências da Lei do Caminhoneiro.
Segundo o diretor da Associação do Transporte Rodoviário Brasil, Rogério Martins, as empresas transportadoras não vão conseguir atender a esta lei, que dispõe sobre a jornada de trabalho dos caminhoneiros, por causa da infraestrutura logística no Brasil. Para ele, uma das dificuldades é a falta de locais para cumprir as paradas obrigatórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário