domingo, 24 de fevereiro de 2013

Dificultando a Cadeia de Suprimento de seus Concorrentes


Dificultando a Cadeia de Suprimento de seus Concorrentes
A logística já é considerada como um aspecto estratégico em muitas empresas. Os benefícios nos negócios que podem ser obtidos com uma cadeia de suprimentos eficiente e com custos reduzidos já não é segredo para ninguém.
No entanto, ao desenvolver sua cadeia de suprimentos, também é importante ter uma estratégia para dificultar o desenvolvimento da cadeia de seus concorrentes. Se todos evoluem da mesma forma, os investimentos feitos somente servem para não ficar para trás, e não se cria realmente um diferencial competitivo.
Antes de continuar o artigo, quero lembrar que há questões éticas envolvidas neste tema. Não estou pregando que você busque formas de derrubar seu concorrente com artimanhas pouco éticas, ou até ilegais. O conceito apresentado é o de estruturar sua própria cadeia de forma inteligente para que seus concorrentes tenham dificuldades em chegar aonde você chegou.
Um dos fatores críticos nesta questão é conhecer a cadeia de suprimento de seu concorrente. Não basta melhorar suas operações, você precisa também entender como as operações de seus concorrentes estão evoluindo.
Neste jogo de estratégia logística, os riscos na cadeia de suprimento vão mudando constantemente. É aí que está o X da questão: minimizar os riscos de sua cadeia e explorar os riscos da cadeia dos concorrentes.
Existem diversas formas de fazer isso, e não é objetivo deste artigo entrar em detalhes nisso. No entanto, podemos dar alguns exemplos:
  • Se você tem um volume suficiente ou consegue um bom acordo com os fornecedores, pode garantir o abastecimento de um item que nem sempre estará disponível no volume que seus concorrentes precisam, causando falta de estoque e atrasos na produção deles.
  • Participando do desenvolvimento de novos produtos com seus concorrentes, algumas vezes é possível conseguir acordos de exclusividade por um certo período.
  • Ajudando as transportadoras com as quais trabalha a reduzir custos com previsões claras e adaptadas à realidade da operação, você poderá obter prioridade sobre a movimentação de carga de seus concorrentes.
Lembre-se de dois pontos importantes:
Primeiro, para dificultar a cadeia de suprimento de seus concorrentes não é necessário atacá-los diretamente. Minimize seus riscos, e maximize os dos concorrentes, e o resultado será até melhor do que um ataque direto (que poderá causar uma reação mais enérgica contra sua empresa).
Segundo, mesmo que sua empresa seja pequena e não tenha volume para grandes acordos com fornecedores e transportadoras, desenvolva uma estratégia regional e busque fornecedores alternativos com melhores condições. Sempre há uma forma de evoluir sua cadeia de suprimento, independente das características de sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário