quinta-feira, 1 de janeiro de 2015
O que tu faria?
Ninguém
Negocia com Inimigo
Você negociaria a compra de um bem com um inimigo?
Pouco provável, não é mesmo? Muitos consultores de vendas não percebem que
precisam desenvolver afinidades antes de quererem vender algo ao cliente.
Aliás, boa parte dos clientes somente decide pela
compra quando passam a acreditar no vendedor. O tempo que leva para consolidar
o elo de confiança dependerá de muitos fatores, a exemplo, da reputação da
empresa, da marca, do profissional de vendas, da forma como o cliente foi
abordado etc.
Tudo que a maioria dos consultores de vendas deseja
é vender o produto. Ele sabe que quanto mais vendas fizerem, maiores serão os
seus ganhos. O que poucos sabem é como agir para que as vendas se maximizem.
Naturalmente, o passo mais estressante do processo de vendas é a negociação,
justamente a que antecede o fechamento. É nesta fase que os vendedores menos
experimentados pensam perder a venda. Com um pouco de reflexão, eles
descobrirão que chegaram a negociação de maneira “forçada”. É como se o médico
quisesse fazer o parto antes do tempo. Poderá até conseguir, mas não sem
prejuízo para o bebê.
Os profissionais de vendas sabem ou deveriam saber
que a meta principal para a conclusão de uma venda é escalar com segurança e sabedoria
cada degrau do processo de vendas. Se ele tentar pular algumas fases poderá
até, com um pouco de sorte, realizar a venda, mas os riscos de perdê-la serão
tão grandes que não vale a pena tentar.
Você já tentou escalar uma montanha íngreme? Se já
fez algo do gênero, saberá que dar passos firmes e manter-se atento às
possibilidades de queda é o mínimo necessário para alcançar o topo. Você só
chegará lá se for capaz de superar cada pequeno obstáculo que encontrar pela
frente. Além disso, para ser bem sucedido na escalada é fundamental estar
atento aos primeiros passos, até se acostumar com o terreno. Se tentar subir
muito rápido no início da jornada, poderá deparar-se com terreno minado, levar
uma queda inesperada e ficar impossibilitado de continuar.
O mesmo ocorre com o processo de vendas. O
consultor bem sucedido sabe que é preciso superar cada etapa da venda para que
as partes se conheçam melhor e beneficiem com o melhor acordo possível. É
preciso ter em mente que o fechamento da venda é fruto do início de seu
relacionamento comercial - ambas as partes devem descobrir a melhor forma de
“trabalhar e ganharem juntos”.
Normalmente, em uma venda os dois (cliente e
vendedor) ganham ou ambos perdem. O que você prefere? Ganhar com ele ou ganhar
dele? Você pode até dizer que o mais importante é ganhar sempre. Mas, é bom
ficar atento, pois para triunfar na profissão não basta ganhar a qualquer
custo, é preciso ganhar certo para ganhar sempre.
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