Tecnologia da Informação: A base sólida dos
processos logísticos
A Informação com rapidez e precisão é crucial
para o bom desempenho dos processos logísticos, sendo que a mesma deve ser a
base sólida, onde os gestores analisam e estruturam suas decisões. A
tecnologia da informação consiste em ferramentas utilizadas para obtenção e
acesso às informações, de tal forma que possamos tomar as melhores
decisões. Neste artigo destacaremos a importância da tecnologia da
informação, suas aplicações e tecnologias que permitem aos gestores e
operadores obtenção dos melhores resultados nos processos logísticos.
Introdução
A Logística vem apresentando uma evolução
crescente e hoje é um elemento-chave na estratégia competitiva das empresas.
Até pouco tempo a Logística era compreendida somente como transporte e
armazenagem. Atualmente as empresas já compreendem na Logística uma potente
ferramenta para garantia de sucesso de seus processos e bons resultados
operacionais e financeiros.
A informação possui papel crucial para a eficácia
do desempenho da Logística porque é o alicerce sólido para que os gestores
estruturem seus planejamentos e decisões. A Tecnologia da Informação consiste
em ferramentas utilizadas para obter acesso às informações e para
analisá-las, de maneira que se possa tomar as melhores decisões para os
processos logísticos.
A Tecnologia da Informação consiste em várias
tecnologias que coletam, processam, armazenam e transmitem informações
com suporte de hardware e software, utilizados por toda uma cadeia logística
para agrupar e analisar informações. A Tecnologia da Informação é como os
olhos e ouvidos da gestão, recebendo e enviando as informações necessárias.
Os sistemas de Tecnologia da Informação são
fundamentais, pois permitem que as empresas reúnam e analisem as informações.
Elas podem ser segmentadas de acordo com as atividades logísticas envolvidas,
nos quais se concentram e com fase de decisões dos processos aos quais são
envolvidos,
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quinta-feira, 1 de janeiro de 2015
A Importância da TI nos Processos Logístico.
Este sistema é utilizado pelas empresas de
transporte. O mesmo auxilia no planejamento, execução, monitoramento e
controle das atividades relativas a consolidação de carga, expedição, emissão
de documentos, entregas e coletas de produtos, rastreabilidade da frota e de
produtos, auditoria de fretes, apoio à negociação, planejamento de rotas e
modais, monitoramento de custos e nível de serviço, e planejamento e execução
de manutenção da frota.
As principais funcionalidades dos TMS são:
Monitoramento e Controle de frotas e cargas;
Apoio à Negociação e Auditoria de Frete;
Planejamento e Execução.
Principais benefícios:
Redução nos custos de transportes e melhoria do
nível de serviço;
Melhor utilização dos recursos de transportes;
Melhoria na composição de cargas (consolidação) e
rotas;
Menor tempo necessário para planejar a
distribuição e a montagem de cargas;
Disponibilidade de dados acurados dos custos de
frete mostrado de várias formas, como por exemplos, por cliente ou por
produto;
Acompanhamento da evolução dos custos com
transportes;
Disponibilidade de informações on-line;
Suporte de indicadores de desempenho para aferir
a gestão de transportes.
Os sistemas TMS dão o suporte necessário para que
as empresas de transporte utilizem melhor seus recursos, otimizem seus
processos e obtenham um melhor resultado financeiro.
2.4 - CRM (Customer Relationship Management -
Gerenciamento do Relacionamento com o Consumidor)
Através de um banco de dados de clientes o CRM
manipula as informações buscando otimização do processo. Esta solução tem
como estratégia de negócio identificação de cliente e suas principais
características para estabelecer um relacionamento de fidelização de longo
prazo com seus clientes. Esta estratégia permite, de forma lucrativa,
identificar e estabelecer as formas de relacionamento com os clientes que
apresentem maiores benefícios ou maior potencial para a empresa e permitam
fornecer a esses mesmos clientes um nível de serviço que exceda as suas
expectativas. Para manipulação destas informações, utiliza de componentes
tecnológicas, de planejamento estratégico e de marketing pessoal, sempre numa
perspectiva de orientação total para o cliente. O CRM permite assim alcançar
objetivos como:
Identificar entregas qualificadas de forma a
ganhar novos clientes;
Fechar vendas de modo mais eficiente e eficaz;
Permitir aos clientes efectuar transações de
forma mais fácil e rápida;
Fornecer serviços de suporte, pré, durante e
pós-venda;
Ter um maior enfoque nos clientes com vista a uma
maximização do ARPU (Average Revenue Per User) Calcula da renda por usuário;
Disponibilizar a mesma informação ao cliente,
independentemente do canal de contato com a empresa (Internet, Call Center,
Loja,…);
A boa aplicação de CRM pode influenciar o
montante que os clientes gastam na empresa e o seu grau de fidelização.
Algumas empresas através da implementação de programas de CRM conseguiram
ganhos significativos em termos de proveitos, satisfação dos clientes,
produtividade dos funcionários, bem como reduções de custos em termos de
aquisição de clientes.
2.5 - Códigos de Barras
O código de barras é de grande importância para a
agilidade e bom andamento de um processo informatizado para gerenciamento da
cadeia de abastecimento. Você os encontrará em supermercados, hospitais,
lojas de departamentos, indústrias, fazendas, e até mesmo em sua
própria casa.
Tornaram-se parte integrante de
nossas vidas. O código de barras tem a finalidade de identificar um produto.
Ele contém algumas informações como; código do produto, descrição, país
de origem e empresa
Você já deve ter se deparado com esta situação em
um supermercado quando o caixa tenta fazer a leitura do código de barras de
um produto e não consegue. O que ele faz? Isto mesmo, ele digita os números
contidos na parte inferior do código de barras que nada mais é que a
descrição número de identificação representada no código de barras. Imagine
se o caixa tivesse que digitar código a código quando realizamos uma compra
com vários itens?
O código de barras é lido pela varredura de um
pequeno ponto de luz através do símbolo do impresso. Seus olhos vêem apenas
uma fina linha vermelha emitida pelo leitor laser (scaner). Todavia, o que
está acontecendo é que a fonte de luz do leitor está sendo absorvida pelas
barras escuras e refletida pelos espaços claros. Um dispositivo no leitor
pega a luz refletida e a converte em um sinal elétrico. A necessidade das
empresas de um melhor gerenciamento das informações buscou no código de
barras uma melhoraria na produtividade para agilizar os processos, otimizar
mão-de-obra para assim aumentar sua margem de lucro.
Os benefícios de se implementar tecnologia de
código de barras são significativos:
Redução dos ciclos de processamento.
Aumento das taxas de output;
Aumento na precisão das informações;
Redução das perdas com materiais;
Baixo custo e menor tempo de implantação;
Fácil utilização;
Uso de equipamentos compactos;
Alta velocidade de captura dos dados,
Informações: validade data de fabricação, local
onde foi produzido, dentre outras.
Não importa qual o seu negócio, a tecnologia de
captura de dados por código de barras poderá auxiliá-lo a atender os mais
difíceis desafios com que você se defronta.
2.6 - RFID ( Radio Frequency Identification –
Identificação via radiofreqüência )
As novas tendências tecnológicas nos levam cada
vez mais a implementações que buscam a melhoria continua. Com o RFDI, temos
como forma de tecnologia a transmissão de dados através das etiquetas-TAG.
Esta etiqueta utiliza-se de ondas eletromagnéticas para transmitir
informações através e ondas de rádio.
Uma das vantagens das etiquetas inteligentes é
que podem armazenar informações e mais de um item podem ser lidos ao
mesmo tempo. O sistema de identificação por radio freqüência consiste de um transponde
com radio e um leitor para conectá-lo a um sistema de informação corporativo.
O transponde é composto de um chip e antena, que
é ativado por um sinal de radio na sua freqüência de trabalho. Quando isto
ocorre, ele envia um sinal contendo sua informação ao leitor para
identificação das informações contidas nas etiquetas.
Esta tecnologia apresenta dois formatos de
etiquetas, ativa e passiva que apresentam as seguintes características:
Tecnologia Ativa:
Necessita de bateria;
Opera com maior distância de leitura (Metros);
Alto custo;
Tempo de vida limitado;
Leitores grandes;
Sensível a alta / baixa temperaturas.
Tecnologia Passiva:
Não necessita de baterias;
Necessita de menor distância para realização de
leitura (Centímetros);
Custo baixo;
Tempo de vida ilimitado;
Leitores pequenos;
Trabalha em condições severas, adversas;
Facilidade de fixação.
Benefícios do RFID sobre o código de barras
Não requer uma linha de visão direta entre transponde
e leitor, como ocorre no código de barras, em que o laser tem que varrer toda
a extensão do código
Capaz de ler / grave:
Possibilita a leitura de vários itens ao mesmo
tempo;
Fácil de ser fixado em objetos;
Trabalha de maneira eficaz em ambiente hostis,
sujeito a diversos intempéries proporcionando melhor distância de leitura.
Para que as etiquetas inteligentes sejam
implantadas é uma questão de tempo. O mundo pede cada vez mais empenho
logístico, e com elas conseguiremos melhorar de forma significativa o
desempenho do SCM.
2.7 - EDI (Electronic Data Interchange -
Intercâmbio Eletrônico de Dados)
A idéia por trás do EDI é relativamente simples,
muitas empresas utilizam computadores para organizar os processos comerciais
e administrativos ou ainda para editar textos e documentos. A maioria das
informações é introduzida no computador manualmente, através de digitação.
Quando as empresas se comunicam, por exemplo, para encomendar mercadorias ou
cobrar os clientes, porque, ao invés de imprimir relatórios em papel e
enviá-lo por fax para seu parceiro, elas obterem uma forma de transferir
eletronicamente essas informações diretamente do computador da empresa para
os computadores de seus clientes, fornecedores, bancos e outros.
O Intercâmbio EDI padroniza a forma como os
computadores enviam e recebem dados. O EDI acelera o ritmo com que clientes e
transportadores trocam informações operacionais como programações de
embarque, roteiros de entrega e rastreamento da carga, além de permitir a
emissão de faturas e romaneios livre de erros por eliminar a necessidade de
interferência humana no processo.
Dentre as várias facilidade destacamos os
principais benefíciosI:
Reduções de custos administrativos e
operacionais, frente à brusca redução dos trâmites, que originam montem de
papéis, os quais operam em fluxos viciosos de vai-e-vem de vias de
documentos, protocolos e assinaturas;
Agilidade no processo, porque grandes volumes de
dados comerciais podem ser comunicados de um computador a outro em questão de
minutos, permitindo, por exemplo, reduzir prazos de entrega e garantindo
maior satisfação por parte do cliente;
Eliminação de erros, o EDI elimina os inevitáveis
erros resultantes da entrada manual de dados;
Aumento da produtividade, pois o EDI permite que
as companhias controlem e manejem melhor as necessidades de produção, compras
e entregas. O EDI é um componente chave nos elos de ligação entre cliente,
fornecedor e transportador na fabricação "just-in-time" e na
"quick response", apoio ao ECR, resultando em significativas
reduções nos níveis de estoque.
Como já era de se esperar vários esforços foram
feitos com relação a redução de papéis por conta de documentos a serem
encaminhados entre as empresas. Em algumas empresas ainda existe uma pessoa
responsável por passar por fax da carteira de pedidos aos seus fornecedores,
apesar de ser coisa do passado. O EDI surgiu principalmente para agilizar
este processo e garantir a precisão e segurança da informação.
2.8 – ECR (Efficient Consumer Response - Resposta
Eficiente ao Consumidor)
Buscando inovar os resultados de produtividade do
setor, foi implantado no Brasil, a exemplo de outros países, o conceito ECR
trata-se de uma estratégia da indústria supermercadista na qual distribuidores
e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar melhores resultados ao
consumidor, enfocando a eficiência da cadeia de suprimento como um todo, em
vez da eficiência individual das partes, derrubando os custos totais do
sistema, dos estoques e bens físicos (ECR, 1999).
O objetivo final do ECR é a geração de um sistema
eficaz, direcionado ao consumidor, no qual distribuidores e fornecedores
trabalhem juntos como aliados comerciais a fim de minimizar custos.
Informações precisas e produtos de qualidade fluem por um sistema sem papéis
entre a linha de produção e o check-out, com mínimo de perda ou interrupção
entre as partes que o compõem. Assim, são esperados a redução das perdas e o
aumento do giro de estoque, obtendo recursos para manter o negócio em
andamento, oferecendo melhores produtos a preços acessíveis ao consumidor.
Benefício de sua utilização:
Sortimento eficiente de loja – Otimizar a
manutenção dos estoques e o espaço da loja, melhorando a interface com o
consumidor;
Reposição Eficiente – Otimizar o tempo e o custo
no sistema de reposição de produtos no estoque;
Promoção Eficiente – Aplicar sistema adequado ao
tratamento de promoção atingindo cliente e consumidor;
Introdução Eficiente de Produto – Aplicar medidas
de desenvolvimento e introdução de novos produtos.
A implementação do ECR comprova bons níveis de
serviços com baixos níveis de inventários com redução das perdas
principalmente de produtos perecíveis, otimizando transporte de carga,
armazenagem e estocagem
3 - Internet & E-commerce
Podemos definir Comércio Eletrônico (e-commerce)
como a capacidade de realizar transações envolvendo a troca de bens ou
serviços entre duas ou mais partes utilizando meios eletrônicos. As
empresas e pessoas nunca tiveram acesso a tantas aplicações de (e-commerce)
como têm hoje, estas aplicações vão desde compras on-line, com a utilização
da WEB até processos automatizados tendo a INTERNET como meio de transporte
dos dados.
O comércio eletrônico baseado na World Wide Web
tem chamado a atenção da comunidade de negócios no mundo inteiro. A face mais
conhecida do grande público é o B2B (Business to Business) e o B2C (Business
to Consumer), onde investimentos maciços em publicidade têm sido feitos por
sites como submarino.com, amelia.com, arremate.com. O B2B está se mostrando o
modelo de negócios com maior taxa de crescimento para os próximos anos.
Principais vantagens para a Empresa:
Reduz a intermediação;
Alcance global (Amplia o mercado);
Reduz custos administrativos e outros correlatos;
Maior segurança e agilidade e na comunicação
entre os parceiros;
Reduz o ciclo de processos mercantis.
Principal vantagem o Comercia:
Melhora o nível de abastecimento da loja;
Reduz o nível de estoques;
Reduz custos operacionais;
Agiliza o processo de vendas;
Nivela as oportunidades no mercado
Principais vantagens para o consumidor:
Comodidade e conveniência (Comprar sem sair de
casa);
Facilidade (Acesso a internet);
Variedade (Produtos do mundo inteiro);
Preços (Tendências de custos baixos e cotações
mais ágeis).
Benefícios:
Redução da taxa de erros no atendimento de
pedidos;
A melhoria do serviço ao cliente;
Aumento da acuracidade do recebimento e das
informações;
Melhor aproveitamento dos recursos, do espaço de
armazenamento e da mão-de-obra.
Considerações Finais (Obrigatório)
A Logística hoje depende das ferramentas que a
tecnologia da informação disponibiliza para acompanhamento dos diversos
processos que envolvem os processos logísticos. A tecnologia da informação
está evoluindo em ritmo acelerado, em velocidade e capacidade de
armazenamento das informações, gerando simultaneamente reduções
significativas de custos otimizando processos. Hoje temos várias opções, de
tecnologia da informação para auxiliar a Logística, porém é importante saber
quais destas se adéquam a realidade do negócio. A medida que a tecnologia da
informação prossegue sua trajetória de continua evolução, vão surgindo várias
inovações que influenciam nas operações logísticas e que as aprimoram cada
vez mais.
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