Logística: o segredo da competitividade
O objetivo final é proporcionar ao cliente produtos que satisfaçam suas necessidades .
A empresa moderna exige rapidez e otimização do processo de movimentação de materiais, interna e externamente, que se inicia desde o recebimento da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente.
Esse fator de competitividade proporciona aumento da performance e produtividade da empresa, além de uma redução significativa de custos, agrupando as diversas atividades da empresa, permitindo melhor controle e maior integração entre os setores, eliminando a visão limitada da área de atividade.
O papel da logística visa atender o objetivo final de proporcionar ao cliente produtos que satisfaçam suas necessidades, no menor tempo possível e ao menor custo. A logística cuida de:
- confirmação de pedidos: é o tempo que a empresa combina com o cliente para a entrega do produto;
- transportes: é a movimentação externa do produto final ao cliente através de meios rodoviário, ferroviário, marítimo e aeroviário;
- gestão dos estoques: é necessário manter um nível mínimo de estoques, suficiente para suprir a demanda;
- armazenagem: é a utilização eficiente do espaço necessário para estocar os produtos;
- movimentação: a forma de movimentar matérias-primas na fabricação, como pontes rolantes, esteiras transportadoras, empilhadeiras e outros meios;
- embalagem: é a forma de proteção do produto;
- planejamento integrado: de produção, compras e embarques;
- sistema de informação: é necessário ter uma base de dados para planejar a programação de entrega e controle da logística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário